« Voltar | Início » Artigos

Artigos

A ELITE PAULISTA NÃO É SOLIDÁRIA NEM NA TRAGÉDIA

Getúlio Vargas dizia que era impossível governar o Brasil com a força da “bucha” (organização de estilo maçônico, -criada no séc 19- dos alunos da escola de direito do Largo de São Francisco, nos moldes alemães). Dos presidentes eleitos na República Velha, a “bucha” , “elegeu” pelo menos seis.

CAMPOS DE CARVALHO: UM ESCRITOR ÚNICO

Andando pelas livrarias da paulicéia, me deparo com dois livros que me deixam muito feliz em encontrá-los. “As Pelejas de Ojuara” do Nei Leandro em posição de destaque na prateleira me faz abrir um largo e satisfeito sorriso. E “Campos de Carvalho – Obra completa”, lançado em 1995, já em sua 10ª edição, esgotando-se ano após ano das livrarias e sendo sempre reimpresso para o desfrute de novos conhecedores de sua prosa.

PENSAMENTOS QUASE PÓSTUMOS

LUCIANO HUCK foi assassinado. Manchete do “Jornal Nacional” de ontem. E eu, algumas páginas à frente neste diário, provavelmente no caderno policial. E, quem sabe, uma homenagem póstuma no caderno de cultura.

DEBATE SIMPLISTA, RESPOSTAS GROSSEIRAS

Luciano Huck foi para a capa da última edição de Época. Antes esteve nas Páginas Amarelas de Veja, duas vezes na primeira página da Folha e foi assunto de quase sessenta mil ocorrências na Internet.

ZUENIR EXPLICA O PECADO DELES

Com o mesmo título aí de cima, este artigo do jornalista Evandro Carlos de Andrade, publicado no jornal “O Globo”, em 1999, fez um barulho danado. Evandro, que morreu em maio de 2001, faz aqui um retrato minuncioso da revista “Veja”.

NATAL, RN

Natal, RN (onde estive para um evento literário), é longe. Não há vôos diretos de Porto Alegre e, por causa dos inevitáveis atrasos, leva-se umas 10 horas para chegar lá. Mas vale a pena, quanto a isto não tenham dúvida.

OS MONGES E O PENSAMENTO TORTO

O Rio Grande do Norte vive um excepcional momento com relação ao setor turístico, que se expande e consolida. Dotado de paradisíaco potencial paisagístico-ambiental, tornou-se, ao longo dos anos, destino para um crescente número de visitantes que aqui se deslumbram com as suas belezas, encantam-se com a sua gastronomia e descobrem o colorido do folclore, a pujança da sua cultura e a hospitalidade do povo.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *