« Voltar | Início » Notas » Ministro chama repórter de palhaço e alega dores

Ministro chama repórter de palhaço e alega dores

Joaquim Barbosa irritado

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, chamou de “palhaço” e mandou “chafurdar no lixo” o repórter do Estado. O ministro irritou-se ao ser abordado nesta terça-feira, na saída da sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Ouça o que o presidente do STF disse ao repórter do Estado

Os jornalistas esperavam ao final da sessão para ouvi-lo sobre as críticas que recebeu das associações de classe da magistratura em nota divulgada no final de semana. Antes que a primeira pergunta fosse feita, Barbosa atacou.

O repórter apenas iniciou a pergunta: “Presidente, como o senhor está vendo…”. Barbosa o interrompeu e não deixou que terminasse a pergunta: “Não estou vendo nada”. O repórter tentou fazer nova pergunta, mas novamente foi impedido. “Me deixa em paz, rapaz. Vá chafurdar no lixo como você faz sempre”.

O jornalista tentou questionar a razão do comportamento do ministro. “Que é isso ministro, o que houve?”. Ainda exaltado, Joaquim Barbosa prosseguiu. “Estou pedindo, me deixe em paz. Já disse várias vezes ao senhor”, disse. O repórter disse que apenas lhe fazia uma pergunta, o que é parte de seu trabalho.

No mesmo tom, Barbosa afirmou que não responderia as perguntas. “Eu não tenho nada a lhe dizer, não quero nem saber do que o senhor está tratando”, afirmou.

O assessor de imprensa do ministro tentou tirá-lo do lugar, pedindo para que o ministro seguisse em frente. E quando estava à porta do elevador, na frente dos jornalistas, chamou o repórter de “palhaço”.

O presidente do STF foi criticado pelas associações de magistrados pelas críticas que fez aos juízes em entrevista concedida na semana passada a agências internacionais. Barbosa afirmou que os juízes brasileiros são pró status quo e pró impunidade.

Na nota, as associações argumentaram que as declarações do presidente do Supremo foram preconceituosas, generalistas, superficiais e desrespeitosas.

Veja a nota oficial emitida pelo STF: 

“Brasília, 05 de março de 2013

Em nome do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Joaquim Barbosa, peço desculpas aos profissionais de imprensa pelo episódio ocorrido hoje, quando após uma longa sessão do Conselho Nacional de Justiça, o presidente, tomado pelo cansaço e por fortes dores, respondeu de forma ríspida à abordagem feita por um repórter. Trata-se de episódio isolado que não condiz com o histórico de relacionamento do Ministro com a imprensa.

O ministro Joaquim reafirma sua crença no importante papel desempenhado pela imprensa em uma democracia. Seu apego à liberdade de opinião está expresso em seu permanente diálogo com profissionais dos mais diversos veículos. Seu respeito pelos profissionais de imprensa traduz-se em iniciativas como o diálogo que iniciará no próximo dia 07 de março, quando receberá em audiência o Sr. Carlos Lauria, representante do Comitê para Proteção de Jornalistas (CPJ), ONG com sede em Nova Iorque.

Wellington Geraldo Silva
Secretário de Comunicação Social – SCO
Supremo Tribunal Federal”

Share

7 ideias sobre “Ministro chama repórter de palhaço e alega dores

  1. Esse ai é o queridinho da midia e da elite desse pais! Ja pensou se fosse o LULA?

  2. Depois que todo o planeta descobriu que ele é quem chafurdou dentro STF para acusar/condenar pessoas sem provas com mentiras e calúnias está muito nervozinho.

    Devidiu o processo e vários pedaços para construir sua mentira; Fez igual a FHC quando queria destruir a Petrobras e construir os desmandos para roubar; dividiu-a em 40 Unidades de Negócio. FHC se fud…e Barbozinha, … o tempo dirá.

    Infelizmente o Estadão ainda não defendeu seu funcionário que estava trabalhando.

    Vai levar um impecheament da justiça brasileira.

    E ele já sabe que com a Imprensa livre do mundo não se brinca.
    Nem os da mídia golpista ele conta mais. Só dá gritinhos nos seus.

    ” – ….estou com dor na coluna…..fui ao médico, estou com a receita de verdade, vou descansar, …..”

    Cai fora do STF Barbosa!

  3. após muitas criticas.. o Estadão.. veio a publica.. um editorial de leve criticando o J Barbosa.. é um jornal centenário.. cuja falta de sensibilidade política vai levá-lo a bancarrota…o JT jornal que fazia parte do grupo encerrou suas atividades.. o Estadão.. vai para o mesmo caminho

    ámen

  4. Qual seria a elite insatisfeita com o PT? Daniel Dantas e Cia. Fazem os outros rirem, esses defensores dos mensaleiros. Só faltam vcs dizerem que Sarney, Renan e Collor são a cara do PT de hoje.

  5. O melhor diagnóstico para o JB é que além das dores lombares ele sofre de uma síndrome de abstinência midiática. A excessiva cobertura da mídia no julgamento do mensalão com único objetivo de atingir a imagem do PT no país, foi desmascarado e não atingiu o plano pretendido, porém insuflou exageradamente o ego de alguns ministros, como o JB, que agora se acham os senhores supremos, capazes de decidir e dizer o que bem entendem, sem direito a defesa, como se fossem homens perfeitos, acima do bem e do mal.

  6. Que é isso Fernando?! Não há como comparar Barbosa com Lula. O primeiro estudou.

  7. Agora o Joaquim Barbosa também quer a cabeça de repórter do Estadão, porém segundo o jornalista Nirlando Beirão “não devemos acreditar nos surtos do Joaquim Barbosa, é jogo de cena. Ele utiliza a mesma tática de Jãnio para ficar na pauta da “grande mídia”: “Morde e assopra”, porém sem o mesmo talento cênico de um Jânio Quadros”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *