« Voltar | Início » Posts tagged "Comunicação"

A mídia partidarizada

O professor e sociólogo Homero de Oliveira Costa envia para o blogue um ótimo texto em que analisa a partidarização da mídia. Segue na íntegra:

A relação entre Mídia e Política tem sido objeto de muitos estudos tanto no campo da comunicação, como nas ciências sociais. Pelo menos desde a década de 1990 foi constituído em várias universidades grupos de pesquisas que analisam a relação entre mídia e política, que tem resultado em dissertações de mestrado e teses de doutorado.

São muitas pesquisas e a publicação de seus resultados. Para fins deste artigo, destacaria mais especificamente alguns estudos que tratam de um dos aspectos relevantes da temática, que é o da partidarização da mídia (considerado aqui a chamada “grande mídia” que inclui jornais, revistas e canais de televisão), entre eles, o artigo “Veja e a construção do CR-P (Cenário da Representação Política) nas eleições presidenciais de 1998” de Murilo Cesar Soares (apresentado no II Encontro Nacional de Estudos de Comunicação e Política, em Salvador, 1998),os livros “Mito e discurso político: uma análise a partir da campanha eleitoral de 1994 de Luis Felipe Miguel (Editora da Unicamp,2000); “Eleições presidenciais em 2002 no Brasil (Hacker editores, 2004) e “A mídia e as eleições de 2006 (Editora Perseu Abramo, 2007) e, mais recentemente “A ditadura continuada: fatos, factoides e partidarismo da imprensa na eleição de Dilma Rousseff” de Jakson Ferreira de Alencar (Editora Paulus, 2012).

Este último trata das eleições presidenciais de 2010 e da “tomada de partido por parte da imprensa e da Folha de S. Paulo, em particular (…) pelo panorama da cobertura do jornal do período e de seus posicionamentos políticos”. Como disse Venício Lima ao comentar o livro “ele demonstra e confirma o que já sabemos: os jornalões brasileiros, além de partidarizados, não têm compromisso nem mesmo com seus manuais de redação”.

Destacam-se também as pesquisas realizadas pelo Doxa (Laboratório de Pesquisas em Comunicação Política e Opinião Pública) do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ e artigos de seus pesquisadores como: “Tomando partido: Imprensa e política nas eleições de 2006, de Alessandra Aldé, Gabriel Gutierrez e Marcus Figueiredo (Politica & Sociedade , v.10, 2007). Continuar lendo

Share

BARRIGA

E o jornal “O Dia”, de Teresina, hein?

Na edição de ontem publicou uma notícia sobre o estupro de uma mulher de 79 anos.

O acusado, um certo Júlio César, foi confundido com o deputado federal homônimo cuja foto ganhou a primeira página.

O jornal, na edição de hoje, se retratou da gafe.

Confiram em aqui.

Share

LIBERDADE UMA OVA

Esse negócio de liberdade de expressão defendida com unhas e dentes pela grande mídia é tudo cascata.

A Cabugi – afilhiada da TV Globo – se recusa entrevistar os artistas que se apresentam no Seis & Meia.

Pior: ela nem sequer exibe os comerciais do projeto.

O motivo alegado pela direção da Cabugi é risível: a TV Ponta Negra – sua concorrente – exibe todo sábado um compacto dos shows do projeto.

Depois acusam Hugo Chávez disso e daquilo outro.

Sei não.

Share

NO PÓDIO

A UFRN brilhou na Expocom Nordeste, encerrada semana passada em Salvador.

Dos 12 trabalhos enviados pela universidade potiguar, quatro obtiveram o primeiro lugar, o que lhe conferiu destaque entre as universidades federais da região.

Foram eles:

– O Mundo Globalizado, na categoria Vídeo ficcional, de Ana Carolina Tavares.

– Proteção de baixo, na categoria Roteiro para Cinema ou Vídeo, de Bruno Marques Carneiro.

– Dobram os sinos, ergue-se o povo: Mossoró vence Lampião, na categoria Programa de Rádio, de Érica Conceição Lima.

– O palhaço triste também vive, na categoria Fotografia Artística, de Anastácia Vaz.

Share

BLOG

O blog do jornalista Ailton Medeiros entra no ar na primeira semana de julho com uma promoção que vai dar o que falar. Ou escrever.

O autor da melhor frase sobre o colunista ganhará uma passagem para Fernando Noronha com direito a acompanhante.

Semanalmente o site irá sortear livros, DVDs e CDs.

Hoje à tarde o jornalista recebeu uma boneca do blog.

Confira em www.am.apyus.com

Share