« Voltar | Início » Posts tagged "COPA 2014"

Que bonito é…

Novo Maracanã

O texto que se segue é sobre o novo Maracanã e seu autor é o jornalista Joaquim Ferreira dos Santos cujo único defeito é torcer pelo Flamengo. Vale a leitura!

“Meu caro Mário Filho

Joaquim Ferreira dos Santos

Estive no estádio que leva o seu estimado nome, grande jornalista esportivo, e vou ser sincero: não o reconheci naquelas cadeiras azuis, brancas e amarelas. Querendo fazer graça, quando cheguei ao meu lugar, quase à beira do gramado, ali mesmo onde antes ficavam os geraldinos, fui em direção a uma mocinha de verde, que fazia as honras da casa e dava as informações. Perguntei: “É aqui mesmo o Maracanã, o estádio Mário Filho?”.

Longe de mim, prezado Mario, o saudosismo de lamentar que agora, sem a divisão entre geral e arquibancada, estes não poderão mais jogar saquinhos de xixi em cima dos primeiros, como era hábito notório.

Tem gente chorando saudades por todos os lados, dizendo que não sabe mais se aquele é o gol da Quinta da Boa Vista ou onde foi mesmo que o Rondinelli meteu aquele gol de cabeça contra o Vasco.

Longe de mim, a saudade de dizer que naqueles mármores do Lounge Vip não poderá passar uma nova charanga do Jaime, ou que a Dulce Rosalina, coitada, não teria roupa para ir num evento em cenário tão tranchã.

Eu fiquei inteiramente perdido nesta primeira visita, como se tivessem deletado todas as minhas referências particulares no estádio. Onde é mesmo que eu estava, na primeira vez que vim aqui, naquele esculacho que o Bangu deu no Flamengo, em 1966, quando o Almir Pernambucano, levando de três a zero, melou o jogo e saiu dando porrada nos rosadinhos de Moça Bonita.

Eu gostaria que o mundo continuasse preservando todos os meus cenários importantes, até mesmo os mais tristes, aquela arquibancada atrás do gol de onde eu, já comemorando o título, vi a dupla Washington e Assis roubando a taça no último momento do Fla-Flu.

Qualquer garoto carioca poderia traçar a história da sua vida a partir das idas e vindas ao Maracanã. A namorada que o acompanhava, o tio que o protegeu de uma briga de torcidas, a presença histórica naquele Brasil e Paraguai, 180 mil pessoas, o recorde de público no estádio.

Pois, meu caro Mario Filho, eu estive no novo Maracanã e devo lhe informar que não há mais qualquer sinal do estádio a que você deu nome. Imagino que a qualquer momento, sabedor que sou de sua dignidade e caráter, você vá mandar aí do sobrenatural uma mensagem liberando as autoridades a mudarem o nome do estádio.  Continuar lendo

Share

O Brasil é uma merda!

Capa Epoca

O PIG é capaz de tudo para destruir a imagem do país. O ato terrorista de Boston foi parar na capa da revista ÉPOCA com seguinte indagação: “E se fosse na Copa?”

Meu Deus, o que os atentados de Boston tem a ver com a Copa? Rio não é Boston, Brasil não é EUA.

No final de 2011, um colunista do PIG previu o caos na cidade maravilhosa que dali a alguns meses iria sediar a conferência Rio+20. Não houve caos algum, mesmo com a cidade lotada de turistas, visitantes e dezenas de chefes de Estado.

Já faz alguns anos, um articulista de “O Globo” criticou ferozmente as autoridades do Rio por liberarem o show dos Rolling Stones na praia de Copacabana. Ele ainda acusou o prefeito Cesar Maia de promover um novo Altmont.

Vocês não sabem? Eu explico.

Em dezembro de 1969 Mick Jagger resolveu encerrar a turnê americana da banda com um grande concerto grátis no autódromo de Altamont, na Califórnia. Além dos Stones, passaram pelo palco (1 metro e 21 centímetros de altura) Santana, Jefferson Airplane, The Grateful Dead, The Flying Burrito Brothers e Crosby, Stills, Nash and Young.

Para fazer a segurança, Sam Cutler, o tour manager dos Stones, convidou os Hells Angels. O saldo não foi nada positivo: um afogamento, atropelamentos, brigas e um homicídio: a morte de Meredith Hunter, um homem negro de 18 anos.

Mas ao contrário do que previu o Corvo do jornal “O Globo, a apresentação dos Rolling Stones em Copa foi apoteótica.

A pergunta que não quer calar é: O que essa gente ganha com o insucesso brasileiro? Nada. Apenas o prazer de estufar o peito e dizer: “Eu não disse! O Brasil é uma merda”!

Share

PRESIDENTE CAUTELOSA COM CONSTRUÇÃO DO ARENA DAS DUNAS

Sabe aquela gente pessimista que acha que tudo vai dar errado? Vai ter um treco.

A presidente Dilma Rousseff garantiu que nove dos doze estádios da Copa do Mundo de 2014 ficarão prontos até dezembro de 2012.

A declaração foi feita nesta terça-feira na coluna “Conversa com a presidenta”. Dilma disse que as reformas e construções dos estádios estão em ritmo adequado.

Quanto a Natal, a presidente foi cautelosa.

Também com a qualidade de governantes que temos, esperar o quê?

Share

DILMA SE REÚNE COM PREFEITOS DAS CIDADES-SEDES

Um passarinho que frequenta os jardins da sede da Fifa, na Suíça, me contou que um dos esportes preferidos dos seus executivos é espinafrar os governantes de São Paulo e do Rio Grande do Norte.

O passarinho também confirmou que a abertura da Copa de 2014 será em Belo Horizonte.

A propósito, a presidente Dilma Rousseff se reúne nesta terça-feira com os os doze prefeitos das cidades que sediarão jogos do Mundial.

Share

SITUAÇÃO DO AEROPORTO DE SÃO GONÇALO É PREOCUPANTE

O aeroporto de São Gonçalo do Amarante é citado em reportagem de “O Globo” nesta quinta-feira.

Segundo o jornal, dificilmente suas obras ficarão prontas antes de junho de 2014. Mas Natal não está sozinha. Outras cidades que sediarão jogos da Copa apresentam situação parecida como Manaus, Brasília, Fortaleza, Salvador, entre outras.

Seguem trechos:

RIO – O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) classificou como preocupante a situação dos aeroportos nas cidades que serão sedes da Copa do Mundo de 2014. Segundo o órgão, ligado à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, as obras de ampliação de nove dos 12 aeroportos

O Ipea divulgou uma nota técnica nesta quinta-feira em que analisa que “muito provavelmente não será possível concluir a maioria das obras de expansão dos terminais aeroportuários até a Copa de 2014”. O relatório explica que a conclusão leva em conta prazos médios para elaboração de projetos, obtenção de licenças obrigatórias, realização de licitações públicas e início do serviço.

Além dos nove aeroportos que já existem e que não terão suas reformas concluídas a tempo, o Ipea destaca que o Aeroporto Internacional São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, próximo à capital Natal, que ainda está em construção, não deverá ficar pronto antes de junho de 2014.

Para continuar lendo, clique aqui.

Share

New York Times destaca potencial de Natal como entrada para o país

A escolha de Natal como uma das 12 cidades-sede do Mundial 2014 chamou a atenção do “New York Times”.

A edição desta quinta-feira traz uma extensa matéria sobre os investimentos imobiliários na capital potiguar e no Rio de Janeiro.

O jornal menciona o boom imobiliário potiguar e a invasão estrangeira. O repórter Nick Foster ouviu o analista inglês Aidan Rankin, que destaca o potencial do Rio Grande do Norte: “Pela proximidade com a Europa, Natal é uma porta de entrada para o país, mas carece de enorme demanda por habitação de qualidade a preços acessíveis “, diz ele.

Para ler na íntegra, clique aqui.

Share

AGRIPINO MAIA QUER NATAL FORA DA COPA

arenadasdunas1

Se depender de Agripino Maia, Natal pode-se considerar fora da Copa de 2014.

Durante encontro com Ricardo Teixeira, quarta-feira, em Brasília, Agripino disse que o RN não tinha condições de sediar nenhum jogo do mundial de seleções e perguntou a Teixeira se Florianópolis tinha ainda alguma chance.

Agora olha que coincidência.

No dia seguinte, o “Novo Jornal”, de propriedade do senador, publicou uma entrevista com o assessor de imprensa da entidade, Rodrigo Paiva, que mereceu até chamada de primeira página.

O título diz tudo: “Assessor da CBF admite que atraso pode prejudicar Natal”.

Na página 5 da mesma edição, o deputado José Adécio, ligadíssimo ao senador, disparava sua metralhadora contra a demolição do Centro Admnistrativo onde será construído o estádio Arena das Dunas.

Tudo muito bem orquestrado para ajudar, acreditem, a capital de Santa Catarina.

É mole ou quer mais?

Share

O DINHEIRO É NOSSO

Tenho Alex Medeiros como testemunha.

Há poucos dias numa conversa informal disse ao colega que Lula teria prometido a Ricardo Teixeira que o governo iria financiar a construção dos estádios de futebol das cidades que sediarão jogos da Copa de 2014.

O que motivou Lula tomar essa decisão foi São Paulo. Como vocês sabem, a Fifa vetou o Morumbi alegando que o estádio não oferecia condições de promover o jogo de abertura.

Ora, uma Copa no Brasil sem a capital pauista seria como uma Copa sem a seleção brasileira. Ou seja, um absurdo.

O que fez Lula? Ligou para o presidenter do BNDES e o autorizou a abrir uma linha de crédito com juro baixíssimo (1,9% ao ano). 

Laurita Arruda acaba de confirmar em seu blog o que este escriba já sabia há dias, com detalhes.

Antes da visita de Ricardo Teixeira a Lula, semana passada em Brasília, Josep Blatter ligou duas vezes para o presidente brasileiro de quem é fã.

A conversa durou 20 minutos. O assunto foi um só: São Paulo. Blatter convidou Lula (mais um furo deste escriba) para assistir a abertura da Copa da África do Sul, no próximo ano ao lado de Nelson Mandela. 

O presidente, claro, gostou da idéia, mas não disse “sim” nem “não”.

Imagino a felicidade de Wilma de Faria, Micarla de Sousa e de todos os governadores e prefeitos das cidades contempladas.

Como vocês sabem, a vaca estava quase indo pro brejo. Foi salva aos 45 minutos do segundo tempo. Ufa!

Share

NATAL TEM PRESSA

A prefeitura de Natal não perde tempo e já começou a operação Copa 2014.

Ela autorizou um comerciante da rua Ataulfo Alves, em Candelária, derrubar duas enormes árvores nesta quinta-feira.

Em plena Semana do Meio Ambiente.

Viva a barbárie!

Share