« Voltar | Início » Posts tagged "NATAL"

Uma ponte que parece uma catedral

Ponte Newton Navarro

O fotógrafo Ney Douglas realizou uma proeza: transformou a ponte Newton Navarro, em Natal, numa imensa catedral, confirmando o que disse um filósofo francês a respeito: as pontes estaiadas são as catedrais do século XXI!

Deslumbrante!

Abaixo, a catedral da Sagrada Família, em Barcelona. Uma ótima inspiração, sem dúvida.

http://www.dreamstime.com/-image10602317

 

 

Share

O Brasil pode ter acordado agora, mas eu não durmo desde a ditadura militar

Certas pessoas podem ter acordado agora, mas eu não durmo desde a ditadura militar que prendeu, torturou e matou centenas de jovens. Naquela época, então com 16 anos, fui preso duas vezes.

A primeira por pichar um muro em que pedia, acreditem, democracia, liberdade e eleições diretas.

O Brasil mudou de lá para cá, apesar do sono profundo de certas pessoas. A luta, para quem nunca cochilou como este escriba e tantos outros, continua!

Continuo um cético que se recusa a perder a esperança.

Ailton Medeiros 2012

Share

Capital nordestina poderá ficar sem água

Praia de Ponta Negra, Natal

Praia de Ponta Negra, Natal

Reportagem do jornal “Tribuna do Norte” informa que Natal poderá ficar sem água até 2040. O alerta é do físico Francisco Alexandre da Costa.

Além das condições climáticas e do aumento da população, Costa afirma que o crescimento imobiliário e a falta de saneamento vão contribuir para a escassez. Costa é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Segue o texto na íntegra:

A região metropolitana de Natal pode não conseguir suprir sua necessidade de água depois do ano de 2040, caso a temperatura média da região aumente em 3ºC. O aumento da população e consequente aumento no consumo de água também vão contribuir para a escassez. O crescimento da frota de veículos automotores e da emissão de gases poluentes, causadores do efeito estufa, também podem aumentar a temperatura média, que provoca ainda doenças cardíacas e respiratórias. Entre os anos de 1960 e 2012 a temperatura aumentou 2ºC, número considerado alto pelos especialistas. Além das condições climáticas, o crescimento imobiliário e a falta de saneamento contribuem para a poluição e consumo desordenado de água.

Temperatura aumentou dois graus

A região metropolitana de Natal pode não conseguir suprir a sua necessidade de abastecimento de água depois do ano de 2040, caso a temperatura média da região aumente em 3ºC neste período. A informação é de um estudo feito pela empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), embasado também no consumo médio atual e na projeção do crescimento da população para os próximos anos. As altas temperaturas intensificam o fenômeno de evaporação da água dos reservatórios, que não conseguem repor do líquido em tempo satisfatório para a demanda de consumo. Sem ter de onde tirar água em reservatórios próximos, seria necessário ir buscar no interior do estado.

O meteorologista Gilmar Bristot, que assinou a pesquisa, contou que o estudo foi desenvolvido a partir do consumo diário por pessoa da região metropolitana (220 litros por dia), projetando-se a população da região para as próximas décadas com base no crescimento apresentado nos últimos anos (23,6%), e associando-se a temperatura e a capacidade hídrica de cada uma das cidades. “Relacionando estar variantes, chegamos ao resultado”, pontuou. Bristot também fez projeções para o caso da temperatura média aumentar em 2ºC na região metropolitana. Desta forma, segundo o estudo, a capacidade hídrica seria insuficiente para o abastecimento em 2060. Os dados da Emparn apontam que atualmente a região metropolitana consome 3,24 metros cúbicos por segundo de água, mas produz 25,06 metros cúbicos por segundo. Com um aquecimento de 2ºC e o aumento populacional, haveria problemas com o abastecimento de água. A produção cairia para 10m³/s, para um consumo de 11m³/s. Continuar lendo

Share

AGORA É A VEZ DE HENRIQUE EDUARDO ALVES

henrique

E agora, o que Woden Madruga vai escrever em sua coluna?

O site “O Congresso em Foco” revelou neste sábado que 11 líderes da Câmara utilizaram a cota de passagens em 82 viagens internacionais nos últimos dois anos. O uso indiscriminado do envolve lideranças da base governista (como o deputado Henrique Eduardo Alves, do PMDB), e da oposição (José Aníbal, do PSDB).

De acordo com o site, pelo menos oito deles levaram parentes para o exterior.

São eles: Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), José Aníbal (PSDB-SP), Sandro Mabel (PR-GO), Mário Negromonte (PP-BA), Sarney Filho (PV-MA), Fernando Coruja (PPS-SC), Ivan Valente (Psol-SP) e André de Paula (DEM-PE), líder da minoria na Casa.

Para ler o texto na íntegra clique aqui.

Share

CIDADE DO SOL E PERTO DA EUROPA

A FIFA publicou em seu site um guia das 17 cidades candidatas a sediar a Copa de 2014 no Brasil.

A foto que ilustra o perfil de Natal é da Prefeitura.

O texto diz que Natal é orgulhosamente conhecida como Cidade do Sol graças a seu impecável clima tropical que oferece uma média anual de 28 º C, e cerca de 300 dias ensolarados ao ano. A sua localização, próximo a Europa, impulsionou o turismo internacional.

Ah, sim, o site cometeu uma gafe. São Paulo é apresentada com uma foto do Forte de São Marcelo, em Salvador (BA).

É mole ou quer mais?

Para ler o texto na íntegra clique aqui.

Share