« Voltar | Início » Posts tagged "QUEM CRIOU O FORRÓ"

PÉ DE SERRA EM PÉ DE GUERRA

Essa briga pela paternidade do forró entre Pernambuco e Ceará vai acabar em baião. Pesquisadores cearenses tentam emplacar “Forró na roça”, de 1937, como a primeira música do gênero.

Há controvérsias como explica o pesquisador Mauro Alencar que ouviu a música: “Isso não é forró nem baião. É música mineira”.

Segue trecho da reportagem do iG:

Pernambuco e Ceará sempre dividiram o título de precursor do ritmo que ficou conhecido popularmente como forró. O pernambucano de Exu, Luiz Gonzaga, e o cearense de Iguatu, Humberto Teixeira, foram autores de músicas que descreviam tanto a seca e a fome da região quanto as belezas do sertão nordestino.

O clássico “Asa branca”, de autoria dos dois, representa bem isso. Agora, músicos cearenses atribuem esse pioneirismo a outro artista. O primeiro registro fonográfico de um forró teria sido feito por um violeiro.

Em outubro de 1937, Xerêm gravou “Forró na roça”. Apesar de ser cearense, essa foi a única canção do estilo gravada pelo cantor. Xerêm partiu adolescente para Minas Gerais, formou dupla caipira e virou cantor de moda de viola.

Em comemoração ao centenário de nascimento do cantor e compositor, a Associação Cearense do Forró reivindica para o Ceará o pioneirismo do ritmo.

Um disquinho de cera que pertence ao acervo do pesquisador musical Miguel Ângelo de Azevedo seria a prova documental de que o cearense gravou um forró 12 anos antes de Luiz Gonzaga gravar “Forró do Mané Vito” e em pouco tempo popularizar seu jeito diferente de tocar a sanfona.

Para continuar lendo, clique aqui.