« Voltar | Início » Posts tagged "Robinson Faria"

Henrique Alves: Diga-me com quem andas e te direi quem és

Robinson Faria no dia da mulher

Henrique Alves e os ricos

Robinson Faria e Henrique Alves são candidatos a governador em 2014, Robinson pelo PSD, Henrique pelo PMDB.

Henrique representa uma das mais poderosas oligarquias do Nordeste, os Alves, que estão no poder há 50 anos.

Robinson é vice de Rosalba, mas rompeu com a governadora há mais de um ano.

Ontem, Dia Internacional da Mulher, enquanto Henrique era homenageado pelos homens mais ricos do Rio Grande do Norte, no Centro de Convenções, Robinson celebrava o Dia Internacional das Mulher com o povo simples da Zona Norte.

Share

O RN parou. Parou por quê? Por que parou?

O jornal “Tribunal do Norte” deste domingo trouxe com exclusividade um artigo de Robinson Faria em que o vice-governador aborda os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Norte nos últimos anos.

Robinson destaca o potencial econômico do Estado e a falta de investimento do governo Rosalba Ciarlini. Segue na íntegra:

Não faz muito tempo, o Rio Grande do Norte era citado como um exemplo de Estado com potencial econômico para se desenvolver e gerar riquezas para sua população. Muitos eram os argumentos: temos petróleo, gás, sal, minérios, carcinicultura, fruticultura, têxteis, pescados, turismo.

Temos também uma matriz energética favorável, com rede de gasodutos que abastece boa parte dos municípios do Estado, usina termoelétrica e um excepcional potencial de energia eólica.

Em síntese, seria a partir dessas condições básicas que o Rio Grande do Norte teria o seu crescimento econômico alavancado. E assim passaríamos por uma espécie de boom econômico.

Seria.

Não foi o que aconteceu. A despeito da pujança experimentada pela economia brasileira nos últimos anos, o que proporcionou vigoroso crescimento ao Nordeste e a formação de uma nova e ampla classe média brasileira, o nosso Estado vive um período de estagnação econômica.

Recentemente, o IBGE divulgou levantamento sobre a variação do Produto Interno Bruto dos Estados brasileiros. Lamentavelmente o Rio Grande do Norte ficou na lanterninha, apresentou o menor crescimento entre os Estados do Nordeste e ficou na 24º posição no ranking brasileiro do crescimento do PIB.

A falta de investimentos do Governo do Estado está condenando o Rio Grande do Norte a uma situação de inércia em diversos setores produtivos e gerando péssimas perspectivas e consequências quanto às necessidades de crescimento econômico.

Sem investimentos em obras estruturantes e logísticas e sem investimentos na produção, o Rio Grande do Norte não apenas não resolve os gargalos da sua economia, como também perde competitividade e assiste passivo a debandada de projetos e empreendimentos importantes para lugares mais bem aquinhoados com eficiente ação do poder público.

A atual gestão do Governo do Estado investiu em 2011 apenas 2,7% da receita consignada no Orçamento Geral do Estado. Com uma receita de R$ 7,45 bilhões no ano, apenas R$ 202 milhões foram destinados para investimentos. Continuar lendo

Share